Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Confrontos na República Democrática do Congo fazem 48 mortos

Pelo menos 48 pessoas morreram no centro da República Democrática do Congo (RDC) em confrontos entre a polícia e combatentes leais ao líder tradicional Kamwena Nsapu, que morreu em agosto num combate com a polícia, informaram hoje fontes governamentais.

Confrontos na República Democrática do Congo fazem 48 mortos
Notícias ao Minuto

14:46 - 24/09/16 por Lusa

Mundo Violência

Os confrontos começaram quando um grupo de jovens combatentes leais a Nsapu entraram na quinta-feira na cidade de Kananga, capital da província de Kasai Central, noticia a agência EFE.

Após serem repelidos pelas forças de segurança, os milicianos regressaram na sexta-feira para atacar o aeroporto.

Segundo disse à agência espanhola o ministro congolês da Comunicação, Lambert Mende, oito dos mortos eram polícias.

A maioria dos mortos - entre os quais uma hospedeira de bordo que trabalhava no aeroporto - eram membros da milícia de Nsapu.

O número de mortos ainda é provisório e entre as vítimas poderá haver crianças, disse Mende.

Nsapu pegou em armas para exigir a saída de todas as forças de segurança da província de Kasai Central, onde ocorreu o massacre.

Nsapu e os seus seguidores acusam a polícia e soldados de todas as forças de segurança de atropelos contra a população.

"Os membros da milícia de Kamwena Nsapu foram quem começou os combates com a polícia, mas asseguro que regressou a calma e a polícia controla agora a situação", disse o ministro.

Segundo os media locais, durante os confrontos os assaltantes gritavam em tshiluba (uma das línguas locais): "Esta terra pertence-nos".

"É algo que não podemos aceitar. A polícia é obrigada a proteger e garantir a segurança das infraestruturas públicas e da população e dos seus bens", disse Mende.

A polícia e o exército vigiam o aeroporto e todos os edifícios públicos de Kananga, cujas ruas estão ocupadas por agentes de segurança perante a possibilidade de novas ações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório