Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Ataques fazem 12 mortos em Tikrit, no Iraque

Um atentado suicida e um tiroteio fizeram hoje 12 mortos na cidade iraquiana de Tikrit, que foi recapturada ao grupo Estado Islâmico no ano passado, informou a polícia.

Ataques fazem 12 mortos em Tikrit, no Iraque
Notícias ao Minuto

12:16 - 24/09/16 por Lusa

Mundo Atentado

Tikrit foi tomada pelo grupo em junho de 2014, mas, desde que foi recuperada, a cidade tem sido poupada aos ataques que têm alastrado em outras partes do país.

Hoje, os militantes mataram quatro agentes de segurança num posto de controlo na zona ocidental da cidade, continuaram para norte e detonaram um veículo armadilhado com explosivos num outro posto de controlo, matando mais oito pessoas, disseram fontes da polícia.

Os ataques deixaram ainda um total de 23 pessoas feridas, acrescentaram.

Os ataques não foram ainda reivindicados, mas o Estado Islâmico faz frequentemente ataques suicidas contra civis e forças de segurança no Iraque.

Cidade natal do antigo ditador Saddam Hussein, Tikrit fica 60 quilómetros a norte de Bagdade e foi a segunda cidade a cair nas mãos do Estado Islâmico em 2014.

Foi também a primeira a ser recuperada pelas forças iraquianas, que se preparam agora para tentar recuperar Mosul, cidade a norte de Tikrit que é a última nas mãos do Estado Islâmico no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório