Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Paris será palco de uma Noite de Gala dedicada aos portugueses

Quatro meses depois de ter acolhido parte das cerimónias do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Câmara Municipal de Paris vai voltar a abrir as portas aos portugueses para uma noite de homenagem.

Paris será palco de uma Noite de Gala dedicada aos portugueses
Notícias ao Minuto

09:44 - 24/09/16 por Lusa

Mundo Câmara Municipal

A gala, que vai assinalar os 106 anos da República Portuguesa, vai decorrer no Hôtel de Ville, a 08 de outubro, perante cerca de 640 convidados e pretende ser uma "prova de amizade e uma prova de amor" entre França e Portugal, disse à Lusa Hermano Sanches Ruivo, vereador-executivo na capital francesa.

"É uma homenagem à comunidade portuguesa de Paris e não só, no quadro das cerimónias de comemoração da primeira República portuguesa. É simplesmente uma forma de prestar homenagem aos portugueses: aos portugueses de Portugal, aos portugueses no mundo e aos portugueses aqui de Paris e de França", descreveu Hermano Sanches Ruivo.

A iniciativa realiza-se desde 2011, numa parceria que pretendeu simbolizar a "amizade entre Paris e Lisboa", com a autarquia da capital portuguesa a voltar a estar representada, assim como a comunidade intermunicipal da região de Coimbra.

Desta vez, a noite cultural, feita na presença de convidados do meio artístico, empresarial, político, associativo e académico, tem um significado especial por se tratar do "ano de Portugal", explicou o vereador-executivo.

"É o dia da República, em todos os casos é uma forma de falar de valores que são comuns entre França e Portugal. Em termos de importância, este ano é o ano de Portugal, campeão da Europa, em que o turismo chegou a níveis nunca atingidos, em que o presidente da República e o primeiro-ministro vieram juntos festejar o 10 de junho em Paris e qualquer ação participa desta dinâmica", continuou.

Este ano, vão subir ao palco a cantora Simone de Oliveira, o fadista Pedro Moutinho, assim como os cantores Olavo Bilac, Sofia Lisboa e Viviane que vão cantar em dueto com jovens franco-portugueses, atuando também a Tuna FAN-Farra Académica de Coimbra e os humoristas lusodescendentes Ro & Cut, entre outros convidados.

Na programação, mais uma vez a cargo da associação de jovens lusodescendentes Cap Magellan, está ainda prevista a entrega de prémios a um projeto associativo, a uma iniciativa cidadã e a jovens franco-portugueses que se tenham distinguido no percurso escolar, empresarial ou artístico.

"O objetivo continua a ser festejar a implantação da República Portuguesa e divulgar o que há de meritório na cultura da comunidade portuguesa com uma programação qualitativa e diversificada. Vamos ter fado que faz parte do património português, mas também convidados ligados à música pop e rock portuguesa que vêm cantar com jovens lusodescendentes", sublinhou Luciana Gouveia, delegada-geral da associação.

A dirigente associativa explicou que a apresentação da gala vai estar a cargo do animador televisivo e "padrinho honorífico da Cap Magellan" José Carlos Malato e da jornalista que trabalha na televisão francesa Sónia Carneiro "que defendeu a Seleção durante o Euro face às críticas que estavam a ser feitas" pela imprensa francesa.

"É um piscar de olhos ao Euro e ao facto de sermos campeões. Mas não estamos só a falar do futebol, cabe-nos a nós e à comunidade portuguesa, em geral, aproveitar esta boa onda e o facto de parecer que é o ano de Portugal [em França] para outras reivindicações ligadas a temáticas muito mais importantes como o ensino da língua portuguesa em França, questões de cidadania, o apoio às associações, o apoio aos empresários e por aí em diante", afirmou.

A iniciativa é precedida pelo 13° Encontro das Associações Portuguesas de França que vai juntar cerca de meia centena de associações para debater o papel das associações europeias na integração das comunidades em França, a ligação dos portugueses do estrangeiro com as regiões em Portugal, as novas políticas do ensino de Português em França e a evolução da imagem dos portugueses no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório