Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Proposta de Trump para construção de muro é "absurda"

A ministra dos Negócios Estrangeiros do México, Claudia Ruiz Massieu, classificou, na sexta-feira, o muro que o republicano Donald Trump quer construir entre o seu país e os Estados Unidos como uma "proposta absurda".

Proposta de Trump para construção de muro é "absurda"
Notícias ao Minuto

06:13 - 24/09/16 por Lusa

Mundo Massieu

"Para nós é uma proposta absurda, vai contra tudo em que acreditamos e contra tudo o que queremos fazer juntos: ser mais competitivos, criar mais postos de trabalho e oportunidades", disse Massieu, numa entrevista ao canal MSNBC.

No entanto, a ministra reconheceu que a fronteira deve ser "mais segura, eficiente e ordenada".

Massieu defendeu também o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (TLCAN), entre os Estados Unidos, Canadá e México, que entrou em vigor em 1994 e que Trump, candidato presidencial, disse ser "o pior tratado comercial da história" do país.

"O TLCAN é uma história de sucesso, criou empregos nos três países, mais investimento e oportunidades. O comércio livre tem muito que ver com isso", afirmou Massieu.

A construção de um muro ao longo da fronteira sul dos Estados Unidos e a deportação de milhões de imigrantes ilegais fazem parte das propostas com que o magnata nova-iorquino se apresenta às eleições de novembro, em que vai enfrentar a democrata Hillary Clinton.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório