Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Turquia acusa EUA de entregar armas aos curdos sírios

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou os Estados Unidos de ter entregado armas a um grupo armado curdo sírio que Ancara considera terrorista, informou a agência pró-governamental turca Anadolu.

Turquia acusa EUA de entregar armas aos curdos sírios
Notícias ao Minuto

12:56 - 23/09/16 por Lusa

Mundo Síria

"Ainda há três dias, dois aviões cheios de armas foram enviados para Kobane (na Síria) ao PYD (Partido da União Democrática) e às YPG (Unidades de Defesa do Povo, milícias do PYD)", declarou o presidente turco na quinta-feira à noite durante um jantar de gala em Nova Iorque, citado pela agência.

O dirigente turco declarou ter abordado a questão com o vice-presidente norte-americano, Joe Biden, sem conseguir "fazer-lhe entender a razão".

Para a Turquia, as YPG são um prolongamento do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado por Ancara como uma "organização terrorista".

Erdogan considerou que Washington devia classificar o PYD e as YPG como grupos terroristas, ainda que eles combatam os 'jihadistas' do movimento Estado Islâmico, dando como exemplo a Frente al-Nusra (que recentemente mudou o nome para Frente Fateh al-Sham), considerada terrorista pelos Estados Unidos embora seja hostil ao EI.

Os Estados Unidos, por seu turno, afirmaram na quinta-feira à noite que apenas forneceram armas à parte árabe das Forças Democráticas Sírias (FDS, coligação curdo-árabe), que recentemente recuperou ao Estado Islâmico a cidade estratégica de Minbej.

Embora tivessem anunciado ao mesmo tempo que consideram também ceder armas à parte curda daquela força, as YPG, se estas participarem numa eventual ofensiva contra Raqa, o bastião do EI na Síria.

A Turquia lançou em finais de agosto a operação "Escudo do Eufrates" contra o EI, mas também para impedir que os curdos da Síria possam criar uma zona contígua ao longo da fronteira com o território turco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório