Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Irão acusa EUA de não aplicar plenamente acordo nuclear

O presidente do Irão, Hassan Rohani, utilizou hoje o discurso na Assembleia-Geral da ONU para atacar os Estados Unidos por não estarem a aplicar plenamente o acordo nuclear.

Irão acusa EUA de não aplicar plenamente acordo nuclear
Notícias ao Minuto

17:35 - 22/09/16 por Lusa

Mundo Presidentes

"A falta de respeito [do acordo] pelos Estados Unidos há vários meses representa uma abordagem errada que deve ser imediatamente retificada", disse o presidente iraniano na ONU.

Se Washington "fracassar na aplicação do acordo", "isso vai enfraquecer ainda mais a credibilidade dos Estados Unidos" no mundo e será condenado pela comunidade internacional.

Rohani criticou nomeadamente uma decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos que permite a apreensão de bens iranianos, afirmando que "grupos de pressão sionistas" conseguiram forçar o Congresso a "adotar leis indefensáveis" e obrigar o Tribunal a "violar as normas legais internacionais".

Concluído em julho de 2015 entre o Irão e o grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança -- EUA, Rússia, China, França e Reino Unido -- e a Alemanha), o acordo nuclear entrou em vigor em meados de janeiro.

O acordo permitiu o levantamento de uma parte das sanções internacionais impostas ao Irão em troca do compromisso de Teerão para limitar o seu programa nuclear ao setor civil.

Desde a entrada em vigor do acordo, contudo, o Irão tem acusado Washington de fazer pressão sobre os grandes bancos para que recusem trabalhar com o Irão, impedindo o país de beneficiar do levantamento das sanções.

Rohani sugeriu por outro lado que o acordo, a ser rigorosamente respeitado, poderia permitir ir mais longe na resolução de conflitos regionais, como o da Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório