Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Menino pede a Obama que o ajude a adotar refugiado sírio

Lembra-se de Omran? O menino sírio que ficou conhecido em agosto último?

Notícias ao Minuto

17:35 - 22/09/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um menino de seis anos, de Nova Iorque, escreveu uma carta ao ainda presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a oferecer-se para receber um refugiado sírio na sua casa, dizendo: "Nós vamos dar-lhe uma família, vai ser nosso irmão".

E a quem se referia a criança na carta? Omran, o menino sírio que ficou conhecido em agosto por ter sido filmado numa ambulância, completamente sem expressão facial, coberto de pó e de sangue. Omran, de cinco anos, acabou por se tornar num símbolo da guerra na Síria. É esse o menino a quem Alex, a criança norte-americana não conseguiu ficar indiferente e quer que faça parte da sua família. 

"Querido Obama, lembra-se do rapaz da ambulância na Síria? Pode por favor trazê-lo [para a minha casa]?", pediu Alex na carta que acabou por ser partilhada pela Casa Branca no Facebook. No vídeo, onde Alex aparece a ler a carta, a criança diz ainda que vão estar à espera dele, que vão colocar bandeiras, flores e balões.

"A Catherine, minha irmã, vai colecionar borboletas e pirilampos para ele. Na minha escola, tenho um amigo da Síria, Omar, e vou apresentá-lo a ele. Podemos brincar juntos. Vamos convidá-lo para festas de aniversário e vamos ensinar-lhe a nossa língua", prossegue o menino.

Antes de terminar a carta, Alex ainda deixa mais promessas de uma vida feliz a Omran, mostrando-se disponível para partilhar tudo com o menino sírio. "Vou partilhar a minha bicileta com ele e ensiná-lo a andar", diz ainda. 

Obama, que esta semana esteve com vários líderes mundiais no encontro das Nações Unidas em Nova Iorque, aproveitou para citar Alex e dizer que todos deveríamos ser mais como esta criança. "Imaginem o mudo que seríamos. Imaginem o sofrimento que iria acabar e as vidas que se poderiam salvar", salientou o presidente dos EUA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório