Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Obama reúne-se com autarcas após morte de dois afro-americanos

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reuniu-se hoje com os responsáveis autárquicos de Tulsa e Charlotte, onde a morte de dois homens negros pela polícia reacenderam os distúrbios raciais.

Obama reúne-se com autarcas após morte de dois afro-americanos
Notícias ao Minuto

07:45 - 22/09/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Ambos os prefeitos apresentaram ao Presidente uma atualização sobre a situação no terreno e dos protestos nas duas cidades", disse um funcionário da Casa Branca, acrescentando que "o Presidente e os dois autarcas reiteraram que qualquer protesto deve ser conduzido de forma pacífica e que a aplicação da lei de ser feita de forma calma e produtiva com aqueles que protestam", acrescentou.

Uma polícia de Tulsa, Oklahoma (EUA), matou a tiro um homem negro desarmado cujo veículo se tinha avariado numa estrada, num caso que as autoridades consideraram "muito preocupante".

As autoridades tornaram público na segunda-feira o vídeo do caso, ocorrido na passada sexta-feira, e que o chefe da polícia de Tulsa, Chuck Jordan, qualificou como "muito preocupante".

O morto, identificado como Terence Crutcher, de 40 anos, tinha ficado parado na estrada, depois de a sua carrinha ter avariado.

Na terça-feira, em Charlotte, um outro afro-americano, de 43 anos, foi morto pela polícia num parque de estacionamento.

Os agentes tinham-se deslocado ao edifício para executar uma ordem de detenção contra outro homem, que não encontraram.

Os novos casos surgem num clima de crispação racial que tem vindo a aumentar nos últimos dois anos devido à morte de dezenas de afro-americanos às mãos da polícia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório