Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

O poderoso discurso de uma menina vítima da guerra no Iémen

Yara apela ao fim do conflito no seu país, uma guerra que já matou mais de 10 mil pessoas.

Notícias ao Minuto

23:46 - 21/09/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Conflito

Não quero morrer”, é uma das frases mais fortes do discurso de Yara, uma menina de apenas 10 anos cujas palavras estão a correr o mundo. “Quero crescer para ser alguém importante no mundo”, continua.

Yara – que vive na capital do Iémen, Sana – gostaria que os líderes mundiais se reunissem na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, para discutir a crise global de refugiados.

O discurso de Yara, gravado no telemóvel da mãe e divulgado no Youtube, é de alguém que sabe perfeitamente quais as consequências da guerra. Sabe que, se nada for feito, a morte é uma possibilidade muito forte. Diz querer viver, ser médica, engenheira.

Yara não se esquece da noite de 26 de março do ano passado, quando a coligação internacional liderada pela Arábia Saudita começou a bombardear a sua cidade.

“Se [os Estados Unidos] pudessem parar a guerra contra o Iémen. Gostava que que ajudassem os sauditas e que parassem de lhes vender armas, para que a guerra acabe”.

A guerra civil no Iémen já matou mais de 10 mil pessoas, deixando 80% da população em condições humanitárias difíceis, e levou a que 2,4 milhões tivessem de deixar as suas casa, de acordo com as Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório