Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Rússia anuncia deslocação do porta-aviões para junto da Síria e Turquia

A Rússia vai aumentar a presença naval no Mediterrâneo Oriental, junto à Síria e à Turquia, com o porta-aviões "Almirante Kuznetsov", o navio almirante da Armada russa, anunciou hoje o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu.

Rússia anuncia deslocação do porta-aviões para junto da Síria e Turquia
Notícias ao Minuto

16:46 - 21/09/16 por Lusa

Mundo Sergei Shoigu

"Para aumentar as possibilidades de combate da nossa frota com o 'Almirante Kuznetsov'", afirmou Shoigu citado por media russos.

O governante russo sublinhou que se encontram atualmente na região seis navios militares acompanhados de outros três navios de apoio logístico, aos quais se juntará o porta-aviões em meados de outubro, segundo as mesmas fontes.

O ministro acrescentou que "com o objetivo de garantir a defesa dos interesses nacionais e apoiar a paz, foi retomada a presença permanente da Armada russa no Mediterrâneo Oriental, que havia sido suspensa em finais do século passado".

Sergei Shoigu recordou que a V Esquadra soviética permitiu em 1967 evitar uma escalada do conflito israelo-árabe e foi sempre um fator de contenção perante qualquer ato hostil contra a URSS.

O líder da comissão de Defesa na câmara baixa do Parlamento russo, Vladimr Komoedov, considerou que o porta-aviões pode ser utilizado na intervenção aérea russa na Síria.

O Almirante Kuznetsov foi construído em 1985 e é o único porta-aviões da armada russa. Transporta os novos caças Mig-29.

O ministro russo divulgou esta informação após mais um fracasso do cessar-fogo na Síria, em resultado de dois ataques, um contra uma unidade do exército sírio, em que morreram cerca de cem soldados, e outro contra um comboio humanitário das Nações Unidas, que resultou em duas dezenas de mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório