Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Governo desbloqueia verba para avançar com duplicação da linha férrea

O Governo angolano vai abrir um crédito em 2016 para avançar com a duplicação da linha ferroviária na capital angolana, conforme decreto assinado pelo Presidente, José Eduardo dos Santos, a que a Lusa teve hoje acesso.

Governo desbloqueia verba para avançar com duplicação da linha férrea
Notícias ao Minuto

11:45 - 21/09/16 por Lusa

Mundo Luanda

De acordo com o documento, de 15 de setembro, é autorizada a abertura de um crédito adicional ao Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2016 no montante de 545,3 milhões de kwanzas (três milhões de euros) para "pagamento das despesas" relacionadas com o projeto de construção da segunda linha ferroviária entre Bungo e Baia.

Este crédito adicional aberto fica afeto ao Ministério dos Transportes, ao que se soma um outro, aprovado no mesmo decreto presidencial, de 645,2 milhões de kwanzas (3,4 milhões de euros), para a garantir um projeto de compra de 1.000 miniautocarros, mas sem especificar o destino.

Já a duplicação da linha ferroviária na capital angolana deveria ter avançado este ano, num troço de 36 quilómetros a partir do centro da cidade, conforme anunciou à Lusa, em dezembro último, o presidente do Caminho de Ferro de Luanda (CFL).

Além dos levantamentos no terreno, avançaram entretanto a construção dos estaleiros de apoio à empreitada.

Segundo informação então prestada por Celso Rosa, a duplicação da linha entre as estações do Bungo (Luanda) e de Baia, na periferia, é uma das medidas que visam dar competitividade à empresa pública que assegura o transporte ferroviário na zona suburbana da capital e até à província de Malange, no interior norte.

"Se tudo correr bem, em 2017 teremos mais uma linha concluída, facilitando o nosso desempenho em termos de circulação de comboios, melhorando os nossos serviços suburbanos", explicou na altura o presidente do conselho de administração do CFL.

"Diariamente são efetuadas 27 frequências no serviço suburbano de passageiros, onde são realizados 41 cruzamentos de comboios nas estações de via única, que urge a sua eliminação, por forma a permitir uma substancial fluidez do tráfego ferroviário, aumentando assim a disponibilidade da via para a movimentação de mercadorias", sustentou Celso Rosa.

Além da duplicação da linha até à estação de Baia, deste ponto da periferia avançará igualmente a construção de uma nova linha, de 15 quilómetros, para ligar ao futuro aeroporto internacional de Luanda, em construção no município de Icolo e Bengo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório