Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Maioria dos turcos considera impossível adesão da Turquia à UE

A maioria da população turca (64 por cento) considera impossível a adesão à União Europeia como membro de pleno direito, contra 22% que acredita nessa possibilidade, de acordo com uma sondagem publicada hoje pela imprensa turca.

Maioria dos turcos considera impossível adesão da Turquia à UE
Notícias ao Minuto

10:28 - 21/09/16 por Lusa

Mundo Sondagens

A sondagem realizada pela Fundação Turquia-Europa de Investigação Científica e Educação revela o ceticismo crescente da população turca em relação à UE.

A principal justificação para a descrença na possibilidade de adesão (59% dos entrevistados) é atribuída à "islamofobia" no Velho Continente, enquanto menos de um terço da amostra (28%) se volta para dentro e atribui à falta de padrões democráticos no país a principal razão para acreditar que a Turquia não virá a ser um Estado-membro.

A maioria dos turcos (56%) considera que a oposição de França é o principal obstáculo à adesão do país à UE e 23% pensa que uma participação na Organização para a Cooperação de Xangai (SCO na sigla em ingês) poderia ser uma boa alternativa à Uniãoe Europeia. A aposta por uma "política independente" foi a escolha de 22% dos entrevistados.

Menos de um quinto da amostra (18%) estima que Ancara deveria intensificar a "cooperação com os (países) vizinhos" e uma percentagem igual dos entrevistados é favorável a uma aproximação da Turquia aos BRICS (na sigla em inglês para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Apesar da descrença na possibilidade de adesão à União Europeia, mais de metade da amostra (56%) considera que a Turquia necessita economicamente do clube europeu, contra 44% que pensa o contrário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório