Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

China termina construção da 1.ª central nuclear no nordeste do país

A China terminou a construção da primeira central nuclear no nordeste do país, parte de uma estratégia nacional de rápido desenvolvimento desta indústria, apesar do debate em torno da sua segurança.

China termina construção da 1.ª central nuclear no nordeste do país
Notícias ao Minuto

06:25 - 21/09/16 por Lusa

Mundo Desenvolvimento

Segundo a agência noticiosa oficial Xinhua, 75% do equipamento utilizado na central de Hongyanhe, na província de Liaoning, foi fabricado na China, incluindo os geradores de vapor e turbo-dínamos, peças-chave para o funcionamento da central.

No conjunto, a fábrica tem capacidade instalada de 1,118 milhões de quilowatts.

Com mais de 30 reatores de energia nuclear operacionais e 20 em fase de construção, a China encontra-se numa fase de rápido desenvolvimento da indústria nuclear.

"A energia nuclear é neste momento a que mais se adapta às necessidades da China, que tem um alto consumo de eletricidade devido à dimensão da sua população e economia", explicou Gui Liming, especialista em sistemas de segurança nuclear, citado pelo jornal Global Times.

Os críticos alertam, no entanto, para a falta de sistemas de armazenamento de resíduos nucleares no país, sucessivos casos de erros operacionais nas centrais já operacionais, assim como os receios provocados pelo desastre em Fukushima, no Japão, em 2011.

No início de agosto quatro operários de uma unidade em Yangjiang, também em Guangdong, foram penalizados por ocultarem um problema técnico que causou a paragem no sistema de refrigeração de um dos principais reatores.

Também em agosto, o jornal de Hong Kong South China Morning Post avançou que o sistema de alerta dos níveis de radiação numa central nuclear em Shenzhen, cidade na província chinesa de Guangdong, que confina com Macau, esteve acidentalmente desativado durante três meses.

Nos próximos dez anos a China planeia construir mais de 60 centrais nucleares, anunciou na semana passada Zheng Mingguang, vice-presidente da estatal China's State Nuclear Power Technology Corporation (SNPTC), um dos três operadores de centrais nucleares do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório