Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Brasil processa Google por anúncios com crianças no Youtube

O Ministério Público brasileiro anunciou na terça-feira uma ação judicial contra a empresa Google Brasil Internet Ltda. por irregularidades detetadas na publicidade infantil no seu canal de vídeo 'online' Youtube.

Brasil processa Google por anúncios com crianças no Youtube
Notícias ao Minuto

07:18 - 21/09/16 por Lusa

Mundo Ministério Público

Num comunicado do Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais, lê-se que o canal tem diversos vídeos protagonizados por crianças de até 12 anos de idade para publicidade.

"Quando atingem grande número de visualizações, os 'youtubers' mirins [pequenos] tornam-se pequenas celebridades. Em decorrência dessa exposição, acabam atraindo a atenção do mercado, que as faz atuar como promotoras de vendas, protagonizando anúncios comerciais de produtos dirigidos ao público infantil", explicou o MPF.

A mesma entidade entende que o recurso a crianças para promover produtos vai contra a lei "por ser considerada potencialmente abusiva".

O procurador Fernando de Almeida Martins explicou que as crianças são um público "altamente suscetível a qualquer tipo de apelo emotivo e subliminar" e "não têm maturidade suficiente para discernir entre fantasia e realidade ou para resistir a impulsos consumistas".

Apesar de não existir uma lei específica sobre publicidade infantil no país, a ação baseia-se em dispositivos legais.

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) publicou a resolução número 163 "considerando abusiva toda a publicidade direcionada ao público infantil com a intenção de persuadi-lo ao consumo", disse o procurador.

Contudo, segundo o MPF, como não há sanções, em caso de incumprimento, estas determinações são ignoradas.

"A ação pede que a Google seja obrigada a disponibilizar um aviso, na página inicial do canal Youtube ou em todos os vídeos postados nessa plataforma, de que é proibido veicular 'merchandising' [produtos promocionais] ou propaganda de produtos ou serviços protagonizados por crianças ou a elas destinados", de acordo com o MPF.

Foi igualmente requerida a inclusão de uma ferramenta que permita aos usuários denunciar os vídeos com propaganda destinada aos mais novos como impróprios.

Na ação, o MPF pediu também que a Justiça determine que sejam incluídas na resolução número 163 sanções em caso de incumprimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório