Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Como Trump usou (muito) dinheiro de caridade para fugir à justiça

Candidato republicano serviu-se de centenas de milhares de euros provenientes das suas instituições de caridade para resolver problemas judiciais causados... pelo próprio.

Como Trump usou (muito) dinheiro de caridade para fugir à justiça
Notícias ao Minuto

21:25 - 20/09/16 por João Oliveira

Mundo Republicano

O Washington Post avança com uma notícia que vem novamente questionar o propósito das instituições de caridade criadas por Donald Trump, o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos.

Diz o Post que o magnata se serviu de mais de mais de 250 mil dólares para fugir às mãos da justiça. Em causa estava um processo relativo a um resort de luxo, na Florida, e um campo de golfe em Nova Iorque, ambos mandados construir pelo próprio.

No primeiro caso, o campo de golfe do resort teria buracos com diâmetros largamente superiores aos que são permitidos pelas leis locais. A Câmara tentou processar o republicano, mas este conseguiu ‘calar’ o assunto ao disponibilizar 125 mil dólares provenientes da Trump Foundation, a instituição de caridade com a marca do adversário de Hillary Clinton. O episódio aconteceu em 2007.

Quanto à história de Nova Iorque, esta tem a ver com um torneio de golfe organizado em 2010 pela administração das instalações, supervisionadas por Trump. Um dos concorrentes terá conseguido um prémio de mil dólares ao acertar a bola no buraco com apenas uma tacada , mas o prémio não lhe foi concedido. O resto da história replicou-se: tentou processar Trump, mas este voltou a fechar o assunto ao pôr-lhe 158 mil dólares nas mãos, também provenientes da Trump’s Foundation.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório