Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Caracas acusa EUA de violarem espaço aéreo venezuelano

O ministro Defesa da Venezuela, Padrino López, acusou hoje os Estados Unidos de violarem o espaço aéreo venezuelano durante a XVII Cimeira do Movimento de Países Não Alinhados que terminou domingo na ilha venezuelana de Margarita.

Caracas acusa EUA de violarem espaço aéreo venezuelano
Notícias ao Minuto

20:06 - 20/09/16 por Lusa

Mundo Ministro

"Nas operações que fazíamos podemos detetar, através dos meios de exploração e vigilância do nosso comando, uma aeronave tipo Dash 8 que pertence à Guarda Costeira dos EUA e que entrou ilegalmente no espaço aéreo venezuelano", disse o ministro, durante uma conferência de imprensa no Forte de Tiuna (a principal base militar de Caracas), acompanhado dos principais responsáveis militares do país.

"São 32 violações à nossa região que se registaram em 2016", frisou, vincando que a aeronave norte-americana violou o espaço venezuelano a 16 e 17 de setembro último, e que tinha capacidade "para recolher informação em tempo real, para compilação, análise e difusão, graças a múltiplas antenas e sensores".

"Cruzou a nossa região de informação de voo, sem notificar o nosso centro de controlo. Isso representa um risco para nós, que não se notifique a presença de uma aeronave militar", disse, vincando que os EUA devem dar explicações sobre o ocorrido.

Segundo Padrino López trata-se da mesma aeronave que, a 8 de novembro de 2015, violou o espaço aéreo venezuelano e que na altura os EUA "reconheceram a violação".

Ao fazer um balanço da XVII Cimeira do MNOAL, que decorreu em Margarita entre 13 e 18 de setembro, o ministro salientou que foram "cumpridos cabalmente" todos "os objetivos de segurança" de personagens e delegações, hotéis, rotas e espaço marítimo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório