Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

França repatria primeiro fugitivo para a China

A França repatriou para a China um cidadão chinês suspeito de corrupção, pela primeira vez desde que os dois países assinaram um acordo de extradição, em 2015, anunciou hoje o Ministério da Segurança Pública chinês.

França repatria primeiro fugitivo para a China
Notícias ao Minuto

10:27 - 20/09/16 por Lusa

Mundo Segurança

A operação faz parte da campanha "Fox Hunt" (caça à raposa), anunciada pelo órgão anticorrupção do Partido Comunista Chinês (PCC), contra funcionários do país que fugiram para o estrangeiro sob suspeita de corrupção.

O detido, identificado como Chen, era procurado pela polícia de Zhejiang, província na costa leste da China, por ter alegadamente desviado fundos públicos no valor de 20 milhões de yuan (2,6 milhões de euros), entre fevereiro de 2009 e maio de 2012.

Em março de 2013, fugiu para França, mas no ano seguinte a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) emitiu um alerta vermelho.

O caso de Chen sucede depois de Espanha e Itália terem também extraditado fugitivos chineses.

Lançada em 2015, a campanha "Fox Hunt" resultou em 272 cidadãos chineses repatriados e 137 "persuadidos" a regressar à China, a partir de 61 países e regiões, segundo dados oficiais.

A polícia chinesa enviou mais de 30 equipas de "caçadores de raposas" além-fronteiras, incluindo para Espanha, Equador, Peru, Madagáscar e Tailândia, segundo a imprensa estatal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório