Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Sedes de partidos da oposição da RDCongo incendiadas

As sedes de dois partidos da oposição na República Democrática do Congo foram incendiadas durante a madrugada de hoje em Kinshasa, depois de confrontos registados na segunda-feira terem provocado a morte de 50 pessoas.

Sedes de partidos da oposição da RDCongo incendiadas
Notícias ao Minuto

10:58 - 20/09/16 por Lusa

Mundo Confrontos

Cerca das 08:30 locais, menos uma hora em Lisboa, um incêndio consumia as sedes da Nova Força para a União e Solidariedade (Fonus) e do Movimento Lumumbista Progressista (MLP), no norte da capital da República Democrática do Congo, segundo constataram no local jornalistas da agência de notícias francesa AFP.

Na segunda-feira, a oposição congolesa garantiu que pelo menos 50 pessoas foram mortas em Kinshasa, depois de ter apelado a manifestações no país para exigirem a saída do Presidente Joseph Kabila, no final do mandato, em 20 de dezembro.

"A Reunião (organização da oposição) deplora numerosas vítimas, mais de 50 mortos quantificados neste momento, vítimas de tiros com bala real da polícia e da guarda republicana", escreveu a coligação oposicionista em comunicado.

Denunciando "a restrição do espaço político da oposição, bem como a deriva totalitária do regime", os opositores apelaram "a toda a população para se reunir" a partir de terça-feira "para continuar as reivindicações feitas hoje [segunda-feira]".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório