Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Trump e Clinton reúnem-se em separado com Presidente do Egito

Os candidatos à Presidência dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton, reuniram-se na segunda-feira com o Presidente do Egito, Abdelfatah al-Sisi, a menos de dois meses das eleições.

Trump e Clinton reúnem-se em separado com Presidente do Egito
Notícias ao Minuto

07:04 - 20/09/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Por ocasião da Assembleia Geral da ONU, Clinton reuniu-se também com o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, e com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. Já Trump -- cujo primeiro encontro com um líder estrangeiro aconteceu no mês passado, com o mexicano Enrique Peña Nieto, limitou a sua agenda a Al-Sisi.

"Trump e o Presidente Al-Sisi falaram sobre a relação bilateral estratégica entre os Estados Unidos e o Egito, centrando-se na cooperação política, militar e económica entre os dois países", indicou a campanha do magnata em comunicado.

O candidato republicano "expressou ao Presidente Al-Sisi o seu inequívoco apoio à guerra do Egito contra o terrorismo, e [afirmou que] sob uma administração de Trump, os Estados Unidos serão um amigo leal, não simplesmente um aliado, com o qual o Egito pode contar nos próximos dias e anos", acrescenta a nota.

Trump sublinhou a "importância" de trabalhar com o Egito para "derrotar o terrorismo islâmico radical, não só política e militarmente, como também confrontando a sua ideologia".

O magnata "enfatizou a sua elevada estima pelos muçulmanos que amam a paz", segundo o comunicado, que não esclarece se Trump conversou com Al-Sisi sobre a sua proposta para proibir a entrada dos muçulmanos no país através de um "escrutínio extremo" dos imigrantes nos Estados Unidos, baseado em "testes ideológicos".

Trump acrescentou que se vencer as eleições de novembro vai "convidar o Presidente Al-Sisi a fazer uma visita oficial" aos Estados Unidos, manifestando também vontade de visitar o Egito, um país pelo qual tem "um grande respeito" devido à sua "história e liderança no Médio Oriente".

Clinton também se reuniu com Al-Sisi na segunda-feira à noite em Nova Iorque e não evitou alguns dos temas mais difíceis, como a proteção dos direitos humanos.

Antes da reunião, Clinton disse que queria falar com o líder egípcio sobre "o caminho a tomar para construir uma nova sociedade civil, um novo país moderno que respeite as leis, os direitos humanos e as liberdades", segundo a CNN.

A candidata democrata também se reuniu com Poroshenko, com quem disse que conversaria sobre "as ameaças da agressão russa" à Ucrânia, e sobre o que os Estados Unidos podem fazer para "apoiar" o Governo ucraniano.

Com Abe, Clinton falou sobre as tensões com a Coreia do Norte, depois do seu último teste nuclear, e sobre as relações com a China, de acordo com fontes da sua campanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório