Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Parlamento timorense aprovará "rapidamente" iniciativas "determinantes"

O Parlamento Nacional timorense vai aprovar "o mais rapidamente possível" iniciativas legislativas "determinantes", incluindo em setores como terras e propriedades, segurança social, anticorrupção e pensão vitalícia, disse hoje o presidente da assembleia.

Parlamento timorense aprovará "rapidamente" iniciativas "determinantes"
Notícias ao Minuto

06:45 - 20/09/16 por Lusa

Mundo Legislação

"Temos em mãos iniciativas legislativas determinantes para o futuro do país e que temos que as debater e aprovar até ao final da legislatura", disse Adérito Hugo da Costa, na sessão solene do arranque da 5.ª sessão legislativa da terceira legislatura, que termina a 30 de julho de 2017.

"Estou pessoalmente empenhado em que o Parlamento debata e aprove todas estas iniciativas o mais brevemente possível. Todas elas têm uma importância decisiva para o país", sublinhou.

Dois dos pacotes legislativos, segurança social e pensão vitalícia, começam já a ser debatidos no plenário esta semana. No caso da pensão vitalícia para políticos, o debate parlamentar arranca depois de vários anos de impasse.

A lei de segurança social, considerou, é "talvez uma mais arrojadas iniciativas do Governo", espelhando "o compromisso político e solidário do Estado" para ajudar a criar uma "sociedade justa e partilhada" e onde se combatem as desigualdades.

Já sobre a revisão da lei de pensão vitalícia, particularmente polémica, Hugo da Costa considerou que é necessário rever e reduzir os benefícios para a classe política.

"Reconhecendo a importância da existência e manutenção de uma classe política, é fundamental adequar esta prestação à realidade atual, que já não é a mesma de quando a lei foi aprovada", disse.

"Para tal, iniciámos este debate e pretendemos conclui-lo muito em breve com a redução significativa destas pensões, assim como dos direitos a elas associados, por se demonstrarem desadequados à realidade atual", frisou.

Depois seguir-se-á "o pacote legislativo denominado por lei das terras, fundamental para o desenvolvimento do país" e que é "uma das reformas mais esperadas pelos timorenses e pelos investidores estrangeiros".

"Vai criar a certeza jurídica necessária para o regime da propriedade de imóveis de modo a garantir o investimento e o desenvolvimento integrado e sustentado do país", sublinhou.

Já sobre a lei anticorrupção, para combate "a uma das maiores doenças do mundo", Hugo da Costa disse que o diploma para debate no Parlamento Nacional inclui medidas de prevenção, combate e penalização mas também "procedimentos claros, transparentes e que sejam possíveis de acompanhar e fiscalizar".

"A política de transparência que iremos promover e que já referi visa também um combate sem tréguas contra a corrupção. Esta será também uma iniciativa que queremos debater e aprovar até ao final da legislatura", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório