Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Apagado incêndio em campo de migrantes na Grécia

Um incêncio que hoje à noite deflagrou no campo de migrantes de Moria, na ilha grega de Lesbos, foi apagado pelos bombeiros, mas cerca de quatro mil pessoas fugiram do campo, indicaram fontes policiais às agências Efe e AFP.

Apagado incêndio em campo de migrantes na Grécia
Notícias ao Minuto

00:05 - 20/09/16 por Lusa

Mundo Migrações

"Não sabemos ainda se há feridos, há migrantes fora do acampamento que estão agora a fazer um esforço para voltar. Cerca de 500 já voltaram", disse à Efe um porta-voz da polícia local, que não confirmou, contudo, se o fogo foi intencional, como algumas fontes indicam.

Cerca de 150 menores instalados no campo foram retirados das instalações e transportados para um jardim infantil na ilha, indicou outra fonte policial.

Há atualmente na Grécia mais de 60.000 refugiados e migrantes, a maioria dos quais quer viajar para a Alemanha e outros países do norte da União Europeia, mas não consegue fazê-lo, depois de vários países balcânicos e do leste europeu terem encerrado as suas fronteiras, no início deste ano.

Os grupos de defesa dos direitos humanos têm repetidamente criticado as condições dos campos de migrantes na Grécia, denunciando a sobrelotação e a falta de condições sanitárias.

A situação é particularmente aguda em Lesbos e outras ilhas do leste do mar Egeu perto da Turquia, onde a maioria dos migrantes chega e fica retida para registo.

De acordo com dados do Governo grego, há mais de 13.000 pessoas em cinco ilhas, em instalações construídas para albergar menos de 8.000.

A existência de distúrbios nos campos das ilhas é comum.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório