Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Moçambique quer número único de identificação eletrónico

Moçambique vai adotar, a partir do próximo ano, o número único de identificação, um instrumento eletrónico que vai juntar todos os dados dos cidadãos num único sistema, anunciou hoje o ministro da Ciência e Tecnologia.

Moçambique quer número único de identificação eletrónico
Notícias ao Minuto

13:14 - 19/09/16 por Lusa

Mundo Cidadania

um sistema que vai melhorar e dinamizar muito os serviços prestados ao cidadão" disse Jorge Nhambiu, falando à imprensa, após a abertura da 8.ª edição do eiD Conference, que decorre desde hoje em Maputo.

Com o novo sistema, explicou o ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, os números do bilhete de identidade, da carta de condução, do registo civil e do passaporte passará a ser único, facilitando a obtenção de dados do cidadão.

Destacando a importância da modernização a partir de bases tecnológicas nos serviços prestados pela função pública em Moçambique, Jorge Nhambiu disse que, além de evitar excessiva burocracia, a adoção de um número de identificação único vai ajudar o governo a garantir a segurança do cidadão.

"Acreditamos neste projeto e o facto de termos uma população jovem faz com que os nossos projetos de base tecnológica sejam bem recebidos", declarou, observando que, apesar de o orçamento ainda não ter sido definido, espera-se que o projeto esteja pronto até ao próximo ano.

Para a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa de Portugal, Maria Leitão Marques, a criação de uma base tecnológica de registo civil é um elemento importante para a garantia dos direitos básicos do cidadão e um instrumento indispensável nos tempos modernos.

"Nos novos tempos, a adoção destas tecnologias não é mais um luxo, mas sim uma condição para o desenvolvimento", afirmou a governante portuguesa, que apresentou o tema "Necessidade de Modernização Administrativa em África" durante o primeiro dia do eID Conference.

Num momento em que Moçambique enfrenta dificuldades na atualização e fornecimentos de dados estatísticos sobre a população, para a governante portuguesa, a identificação exata do número dos cidadãos no país vai facilitar as estratégias do Governo na prevenção e no combate de doenças, criando uma plataforma credível para o exercício do executivo moçambicano.

"Hoje a tecnologia é um fator de inclusão no mundo global", conclui Maria Leitão Marques, alertando para a necessidade de um trabalho conjunto por parte de todos os ministérios do país para a materialização do projeto do número único de identificação.

Subordinada ao lema "Governo Eletrónico, Esquemas de Identificação Eletrónica, Interoperabilidade e Integração", a 8.ª edição da eID Conference junta 30 oradores e mais de 150 especialistas para debater os desafios para sistemas de documentação eletrónica, com principal destaque para o continente africano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório