Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Oito polícias afegãos mortos em ataque dos EUA por engano

Pelo menos oito polícias afegãos morreram num ataque aéreo norte-americano no sul do Afeganistão que tinha como alvo rebeldes, afirmaram hoje vários responsáveis provinciais à agência France Presse.

Oito polícias afegãos mortos em ataque dos EUA por engano
Notícias ao Minuto

13:25 - 19/09/16 por Lusa

Mundo NATO

O erro, ocorrido domingo na província de Uruzgan, é aparentemente o primeiro do género desde que as forças norte-americanas destacadas sob mandato da NATO viram as suas prerrogativas alargadas em junho.

"O primeiro ataque matou um dos polícias e quando os outros o foram socorrer um segundo ataque causou sete mortos entre eles", indicou o comandante da polícia da província de Uruzgan, Rahimullah Khan, contactado pela AFP.

Segundo um dos polícias que sobreviveu aos tiros efetuados a partir de um helicóptero, Mohammad Sediq, os polícias estavam "envolvidos num combate próximo" com os talibãs quando foram atingidos.

O responsável do conselho provincial de Uruzgan, Mohmmad Karim Khadimzai, disse que os polícias "se encontravam no seu posto" na altura do ataque.

Contactado em Cabul, o comando da NATO confirmou que dois ataques aéreos tinham sido realizados no domingo em apoio às forças afegãs ameaçadas por assaltantes.

"Posso confirmar que as forças norte-americanas realizam a 18 de setembro dois ataques aéreos visando indivíduos que ameaçavam os nossos parceiros afegãos em Tarin Kot", a capital do Uruzgan, indicou à AFP o general Charles Cleveland, responsável adjunto e porta-voz da missão militar da NATO.

Face às novas prerrogativas, as forças norte-americanas no Afeganistão podem alvejar os talibãs e as suas posições e não apenas para proteger as forças da NATO.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório