Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Países apelam à UE para continuar a apoiar entrada de refugiados

Os ministros do Interior da França e da Alemanha apelaram hoje à União Europeia (UE) para continuar a apoiar os países através dos quais os migrantes entram na Europa, apesar de a questão migratória continuar a dividir a UE.

Países apelam à UE para continuar a apoiar entrada de refugiados
Notícias ao Minuto

16:15 - 18/09/16 por Lusa

Mundo Migrações

O ministro do Interior da França Bernard Cazeneuve sublinhou, após uma reunião com o seu homólogo alemão Thomas de Maizière, a "convergência de pontos de vista" dos dois países "sobre a necessidade de a UE continuar a apoiar os países de primeira entrada -- Grécia e Itália -- na implementação de "pontos quentes" e de controlos securitários nas fronteiras exteriores da União assim como do programa de relocalização das pessoas com efetiva necessidade de proteção".

Em setembro de 2015, a UE adotou um plano de distribuição dos refugiados pelo países-membros da União, no qual Alemanha e França estavam envolvidos em primeiro plano, lembrou Bernard Cazeneuve num comunicado.

Um plano a que os quatro países do denominado grupo do Visegrado - Hungria, Polónia, República Checa e Eslováquia -- se opõem fortemente.

Na sexta-feira, na reunião de dirigentes europeus em Bratislava, aqueles quatro países voltaram a recusar qualquer mecanismo vinculativo para a distribuição de refugiados, enquanto Grécia e Itália reclamaram mais solidariedade face à carga migratória.

No que respeita à luta contra o terrorismo, França e Alemanha voltarão a insistir, em meados de outubro, durante a reunião de ministros do Interior da UE, na necessidade de uma iniciativa legislativa da Comunidade Europeu relativa à encriptação de mensagens como telegramas.

Os dois ministros irão também exigir a realização de um simulacro por parte do novo corpo europeu de guardas de fronteira e da guarda costeira antes do fim deste ano, de modo a que o mesmo esteja "plenamente operacional o mais rapidamente possível".

Na segunda-feira realiza-se a 71.ª assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na qual serão debatidas questões relacionadas com migrantes e refugiados assim como a situação na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório