Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Polícia de Nova Iorque encontra panela perto da zona da explosão

A polícia de Nova Iorque localizou um segundo artefacto, que parece uma panela de pressão, perto da zona onde aconteceu no sábado uma explosão que causou 29 feridos no bairro de Chelsea, informaram os media locais.

Polícia de Nova Iorque encontra panela perto da zona da explosão
Notícias ao Minuto

07:55 - 18/09/16 por Lusa

Mundo Chelsea

Este artefacto está localizado entre a rua 27 e a VII Avenida, no centro de Manhattan e, segundo fontes policiais, parece uma panela de pressão, de onde saem cabos escuros, indicam as mesmas fontes.

As estações de televisão norte-americanas mostraram imagens e vê-se que os cabos estão ligados com fita adesiva.

A polícia já avisou os residentes da zona para que não se aproximem das janelas das suas casas enquanto se esclarece de que se trata o objeto encontrado.

A descoberta deste artefacto aconteceu poucas horas após uma explosão numa zona próxima, que provocou pelo menos 29 feridos.

As autoridades não deram pormenores sobre o dispositivo utilizado para provocar esta explosão, sabendo-se apenas que estava colocado ao lado ou dentro de um caixote do lixo.

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, disse que a explosão foi intencional mas que estão, para já, descartadas ligações a terrorismo.

"Não há indícios, neste momento, de uma ligação terrorista a este incidente. Esta é uma informação preliminar", disse o 'mayor', numa conferência de imprensa no local, prometendo uma investigação "muito cuidadosa".

Fonte oficial da Casa Branca divulgou que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já foi informado sobre a explosão, cujas causas "continuam a ser objeto de investigação".

A explosão ocorreu por volta das 20:30 locais (01:30 de hoje em Lisboa). Seguiu-se à explosão, horas antes, de um outro artefacto num caixote de lixo em Nova Jersey, estado vizinho de Nova Iorque, na localidade de Seaside Park, que não provocou feridos nem danos materiais.

Este artefacto em New Jersey estava programado para explodir à passagem de uma corrida solidária pelo local, mas a partida foi atrasada.

Nova Iorque está sob medidas especiais de segurança porque acolhe na segunda-feira uma cimeira sobre refugiados e migrantes e, a partir de terça-feira, a reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório