Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Coreia do Norte aconselha "prudência" e "autocontrolo" aos EUA

O ministro norte-coreano dos Negócios Estrangeiros, Ri Yong-ho, aconselhou ou Estados Unidos da América a terem "prudência" e "autocontrolo", ameaçando Washington com armas nucleares.

Coreia do Norte aconselha "prudência" e "autocontrolo" aos EUA
Notícias ao Minuto

07:37 - 18/09/16 por Lusa

Mundo Ri Yong-ho

"Os Estados Unidos devem ver a posição estratégica da nossa república, que se juntou ao grupo das potências nucleares com uma força impressionante, e devem ter prudência e autocontrolo", disse o ministro, segundo a tradução de um intérprete, à margem da Cimeira do Movimento dos Não Alinhados, que decorre na Venezuela.

Ri Yong-ho reiterou que a Coreia do Norte tem uma "vontade de ferro" e que o país está "preparado para contra-atacar" perante uma "provocação inimiga".

Dois bombardeiros supersónicos da Força Aérea dos Estados Unidos sobrevoaram na terça-feira a Coreia do Sul para advertir o regime de Pyongyang de que os dois países "estão preparados para responder" às ameaças à segurança na região.

Com o envio para a Coreia do Sul destes dois bombardeiros, Washington e Seul quiseram deixar à Coreia do Norte a mensagem de que "estão preparados para responder a qualquer momento às ameaças à estabilidade e à segurança na região", segundo um comunicado das Forças Armadas dos EUA e da Coreia do Sul.

Os Estados Unidos da América têm uma aliança militar com a Coreia do Sul desde a Guerra da Coreia (1950-53) ao abrigo da qual se comprometem a defender o país aliado em caso de conflito com a Coreia do Norte.

A Coreia do Norte levou a cabo este mês a sua quinta explosão atómica, a mais forte até à data e a segunda este ano.

"Os ensaios nucleares que fizemos recentemente com êxito são uma forma de enfrentar as ameaças e responder às sanções das forças hostis, incluindo os Estados Unidos", disse Ri Yong-ho no sábado, reivindicando o direito da Coreia do Norte à autodefesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório