Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Jovens moçambicanos cada vez mais desencantados com líderes políticos

Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Superior de Relações Internacionais de Moçambique constata que a juventude moçambicana acredita cada vez menos nas lideranças políticas, sendo a corrupção um dos motivos.

Jovens moçambicanos cada vez mais desencantados com líderes políticos
Notícias ao Minuto

10:33 - 17/09/16 por Lusa

Mundo Estudo

"A nossa análise constatou que os jovens moçambicanos têm um descrédito em relação aos políticos", disse à Lusa a investigadora e docente do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI), Irae Lundin.

O estudo, coordenado pela Foundation For European Progressive Studies (FEPS), uma ONG europeia, inquiriu uma amostra de mil jovens de todo o país, na faixa entre os 15 e 35 anos, através de correio eletrónico, com questões que dizem respeito à participação da juventude em todo processo político moçambicano.

Apesar de destacar a existência de "um desencanto" pelas lideranças políticas, associado pelos investigadores ao seu envolvimento em casos de corrupção e a promessas não cumpridas, o estudo revela que a juventude moçambicana interessa-se mais pela "ação política", em alusão à vontade que os jovens apresentam em ver melhoradas as estratégias ligadas à educação e saúde.

"O desinteresse é pela atitude dos políticos e não pela política no geral", esclareceu a investigadora, apontando, a título de exemplo, a percentagem de jovens que, segundo o estudo, votariam se as eleições tivessem sido agendas para o dia seguinte, que é de 62 por cento.

Quando Moçambique atravessa uma crise política e militar que opõe o Governo da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Irae Lundin entende que a participação dos jovens na política pode contribuir para que o país ultrapasse os seus problemas, destacando que o interesse da juventude pela "ação política" revela que "há um futuro pela frente".

"Moçambique é um país jovem e que precisa de uma juventude mais ativa na política", declarou, apontando a luta do Parlamento Juvenil, uma das organizações que exige a participação da sociedade civil no atual processo negocial entre o Governo e a Renamo, que agora decorre na presença de mediadores internacionais, como um "bom exemplo".

Para o académico Paulo Wache, também autor do estudo, a participação dos jovens nos processos políticos é um debate global e a revindicação por um espaço de destaque na política é universal.

"O problema da hierarquia na política, em muitos casos, afasta os jovens da participação em partidos políticos", revelou, sublinhando, no entanto, que a participação na "ação política" tende a crescer e isso é importante.

Para o caso moçambicano, o académico admitiu que o estudo, devido à metodologia, não abrangeu uma parte significativa dos jovens moçambicanos, principalmente das zonas rurais.

"Infelizmente, o estudo estendeu-se pela juventude urbana, aquela que tem acesso à internet", afirmou, observando que há necessidade de as próximas pesquisas serem pensadas em função também da juventude rural, que é maioritária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório