Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Governo lança programa para melhorar fornecimento de energia

O Governo da Guiné-Bissau lançou hoje o Programa de Melhoria do Fornecimento de Eletricidade à Cidade de Bissau (Paseb), um projeto que prevê resolver diversos problemas no fornecimento de energia à capital, anunciou o ministro da tutela.

Governo lança programa para melhorar fornecimento de energia
Notícias ao Minuto

19:21 - 16/09/16 por Lusa

Mundo Guiné-Bissau

O programa visa a construção de infraestruturas "que asseguram o fornecimento de eletricidade" sem falhas e com "maior eficiência", destacou Florentino Pereira, ministro da Energia.

A formação de quadros da EAGB, empresa pública de eletricidade, assim como a angariação de novos clientes e um aumento da capacidade da rede, fazem também parte dos planos.

O Paseb foi anunciado há um ano pelo Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD), financiador do projeto.

No documento inclui-se a instalação de 30 quilómetros de uma linha de alta tensão em redor da capital guineense e a construção de três postos de transformação.

O financiamento total é de 16,7 milhões de euros: um empréstimo no valor de nove milhões de euros e uma doação do restante.

Atualmente, a maioria dos residentes na capital ainda não têm acesso à rede de energia e quem recebe está ligado a uma estrutura "fraca", em que "metade da eletricidade produzida se perde devido a infraestruturas obsoletas e ligações ilegais", descreveu o BAD.

Por outro lado, "receitas insuficientes e dificuldades financeiras tornam difícil à EAGB gerir e fazer a manutenção da rede", referiu ainda a nota do banco sobre o projeto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório