Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Hillary exige que Trump peça desculpa por duvidar de onde nasceu Obama

A candidata presidencial democrata, Hillary Clinton, exigiu hoje ao adversário republicano, Donald Trump, que se desculpe perante o Presidente, Barack Obama, e todos os cidadãos norte-americano por ter posto em dúvida o local de nascimento do governante.

Hillary exige que Trump peça desculpa por duvidar de onde nasceu Obama
Notícias ao Minuto

17:14 - 16/09/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Barack Obama nasceu nos Estados Unidos, é tão simples como isso, e Donald Trump deve-lhe, a ele e ao povo norte-americano, um pedido de desculpas", defendeu Hillary durante uma ação de campanha com mulheres afro-americanas em Washington.

Clinton acusou também Trump de ter assentado a sua campanha na "intolerável mentira" de que Obama não teria nascido nos Estados Unidos.

O próprio Barack Obama reagiu hoje à polémica, afirmando esperar que a campanha eleitoral se centre em assuntos "mais sérios" que o seu local de nascimento.

"A minha esperança é que as eleições para a Presidência reflitam assuntos mais sérios que este", disse o chefe de Estado, num breve comentário à imprensa após uma reunião na Sala Oval.

Obama disse ter "muita certeza" do lugar onde nasceu (Havai) e acredita que "a maioria" dos cidadãos também têm, depois de alertar que "há muito por fazer" e evitar entrar na polémica.

O candidato republicano à Casa Branca anda há anos a questionar que Obama seja norte-americano, apesar de o Presidente ter divulgado em 2011 a sua certidão de nascimento, que prova que nasceu no Havai em 1961.

A polémica voltou a ganhar força devido a uma entrevista ao diário The Washington Post publicada na quinta-feira, na qual o magnata republicano não quis reconhecer que Obana nasceu em solo norte-americano e disse que falaria dessa questão "no momento oportuno".

Após a publicação da entrevista, um porta-voz da campanha de Trump, Jason Miller, emitiu um comunicado dizendo que o multimilionário "acredita que o Presidente Obama nasceu nos Estados Unidos".

Mas às primeiras horas de hoje, em declarações à estação televisiva Fox, Trump sustentou que foi realmente Hillary Clinton "quem começou" a controvérsia sobre o local de nascimento de Obama durante o processo de primárias em que ambos se enfrentaram, em 2008.

Espera-se que Trump aborde esta polémica numa intervenção que fará hoje num hotel de Washington.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório