Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Merkel diz que União Europeia está numa "situação crítica"

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse hoje que a União Europeia está numa "situação crítica", ao chegar a Bratislava, para participar numa cimeira que vai debater o desenho da Europa após a saída do Reino Unido.

Merkel diz que União Europeia está numa "situação crítica"
Notícias ao Minuto

09:47 - 16/09/16 por Lusa

Mundo Alemanha

"Estamos numa situação crítica. Temos de mostrar, através das nossas ações, que podemos fazer melhor", disse Merkel aos jornalistas, em Bratislava.

A chanceler alemã apontou especificamente as áreas da segurança, o crescimento económico, o mercado laboral e as esperanças e possibilidades para os mais jovens na Europa.

Merkel considerou importante a proteção das fronteiras da União Europeia e novas soluções para a crise dos refugiados do Médio Oriente que procuram o continente europeu como refúgio.

"Queremos alcançar progressos concretos", frisou a chanceler alemã, recordando que o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, deve defender "uma agenda" nesse sentido.

"Vamos discutir a 'Agenda de Bratislava' e espero que venhamos a atingir um acordo mas ninguém pode esperar que se consigam solucionar todos os problemas apenas com uma cimeira", afirmou Merkel antes do início da reunião dos chefes de governo de 27 dos 28 países da União Europeia, pois o Reino Unido não vai participar.

"Bratislava deve demonstrar que queremos trabalhar juntos e que queremos solucionar os problemas da Europa", concluiu Angela Merkel. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório