Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

ISIS declara estado de emergência numa das suas maiores fortalezas

A cidade de Mosul, um dos principais motores operacionais dos jihadistas, está em fase de degradação após o início dos ataques aéreos.

ISIS declara estado de emergência numa das suas maiores fortalezas
Notícias ao Minuto

18:09 - 15/09/16 por João Oliveira

Mundo Terrorismo

Uma das principais bases de apoio do Estado Islâmico no terreno está em estado de emergência. A cidade iraquiana, uma das maiores fortalezas do ISIS, está a ser gradualmente destruída pelos ataques aéreos, tanto das alianças ocidentais como pelos curdos, principais opositores dos jihadistas

Mosul, que esteve sob o controlo do Daesh desde a sua primeira invasão, em 2014, enfrenta uma crescente pressão estrangeira e a força dos terroristas nessa aérea está a diminuir, como refere o Daily Mail.

É de referir que, além de ser a terceira maior cidade do Iraque, Mosul é também um dos maiores postos de abastecimento tanto de armamento como de recursos militares dos jihadistas. É lá que está instalada uma das principais fontes de recolha de petróleo, por exemplo.

A isto, junta-se ainda a maior fraqueza em termos de chefia que o ISIS tem sentido nos últimos meses. Acredita-se que alguns dos seus principais líderes já foram mortos em distritos como Qayyarah, Sharqat e Bashiqa.

“O Daesh está em pânico depois de uma nova vaga de assassinatos e começou a cortar os acessos às principais estradas de Mosul, depois de ter declarado o estado de emergência em Mosul”, é um dos principais destaques do site Iraqi News.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório