Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Síria: Exército inicia retirada para criar zona desmilitarizada

As forças armadas sírias iniciaram hoje a retirada de tropas e armamento pesado para criar uma zona desmilitarizada em Alepo, anunciou hoje o comandante do grupo de operações russo naquela cidade síria.

Síria: Exército inicia retirada para criar zona desmilitarizada
Notícias ao Minuto

16:38 - 15/09/16 por Lusa

Mundo Alepo

"A partir das 11:00 (hora local), começou a retirada de veículos blindados para posições provisórias. A retirada está a ser supervisionada por 'drones' e representantes de meios informativos", disse o coronel Serguei Kapitsin numa videoconferência com Moscovo.

A retirada, acrescentou, "realiza-se de forma simultânea [com a oposição armada síria], tal como estipula o acordo russo-norte-americano" para o cessar das hostilidades.

Kapitsin garantiu que as forças governamentais estão a cumprir o seu compromisso e acusou a oposição síria de não fazer o mesmo.

"As forças governamentais sírias cessaram fogo e iniciaram a retirada de tanques, blindados e artilharia para as posições acordadas, cumprindo os requisitos para criar uma zona desmilitarizada", confirmou, por sua vez, o chefe de operações do Estado-Maior russo, o general Viktor Poznirij.

A Rússia, que acordou há dois dias com os Estados Unidos prolongar a trégua por mais 48 horas, voltou a denunciar hoje que a oposição armada protagonizou diversas violações ao cessar-fogo.

"Desde esta manhã, registaram-se 11 ataques" só em Alepo, disse Kapitsin.

Na semana passada, Moscovo e Washington chegaram a um acordo para o fim das hostilidades na Síria e para coordenar as suas ações contra o terrorismo 'jihadista' naquele país árabe.

O plano prevê que após o cessar-fogo, declarado na segunda-feira, os militares norte-americanos partilhem informação com a Rússia sobre alvos e operações contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório