Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Embaixada britânica em Ancara encerra amanhã por motivos de segurança

A embaixada britânica em Ancara vai encerrar na sexta-feira por motivos de segurança, na sequência de uma série de ataques registados recentemente na Turquia, anunciou hoje a representação diplomática.

Embaixada britânica em Ancara encerra amanhã por motivos de segurança
Notícias ao Minuto

15:37 - 15/09/16 por Lusa

Mundo Turquia

"A embaixada britânica em Ancara vai encerrar ao público na sexta-feira, 16 de setembro, por motivos de segurança", refere um comunicado, sem fornecer mais detalhes.

À semelhança da maioria das missões estrangeiras na Turquia, a embaixada britânica esteve encerrada para serviços consulares no feriado islâmico do Eid al-Adha que se iniciou na segunda-feira. Mas deveria reabrir na sexta-feira após o fim dos feriados oficiais.

A Turquia tem sido atingida este ano por uma série de ataques atribuídos a grupos 'jihadistas' e aos militantes curdos. As missões estrangeiras encerraram nessas ocasiões, também por motivos de segurança.

Em paralelo, a embaixada alemã em Ancara referiu que as suas representações na Turquia "vão fornecer serviços limitados até sexta-feira" e "permanecer encerradas para encontros ou reuniões", sem adiantar pormenores.

Em novembro de 2003, em Istambul, bombistas suicidas detonaram os seus veículos armadilhados no consulado britânico e no edifício do banco HSBC, com sede em Londres. O cônsul-geral britânico, Roger Short, foi uma das vítimas dos ataques reivindicados pela Al-Qaida e que provocaram nos dois locais 27 mortos e 400 feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório