Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

ONU quer pressão de EUA e Rússia para que ajude chegue aos cidadãos

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje aos Estados Unidos e à Rússia para exercerem maior pressão com todas as partes no confronto na Síria, para garantir a chegada de ajuda à cidade de Alepo.

ONU quer pressão de EUA e Rússia para que ajude chegue aos cidadãos
Notícias ao Minuto

19:45 - 14/09/16 por Lusa

Mundo Síria

crucialmente importante que as garantias de segurança sejam concecidas" para que 20 camiões com comida e outras necessidades primárias cheguem às pessoas, vincou hoje Ban Ki-moon, numa conferência de imprensa nas Nações Unidas, Nova Iorque.

E concretizou: "Tenho vindo a pedir ao Governo russo para exercer influência sobre o Governo sírio, e também [pedi apoio] ao lado americano para se certificarem de que os grupos armados sírios também cooperem plenamente".

Previamente, os media estatais turcos tinham referido que uma coluna de 20 camiões com ajuda humanitária - hoje abordada por Ban Ki-moon - atravessou a fronteira do país em direção à cidade síria de Alepo, na sequência do cessar-fogo em vigor desde a tarde de segunda-feira.

O enviado especial da ONU para a Síria saudou na terça-feira em Genebra "uma quebra significativa da violência" no país 24 horas após o início da anunciada trégua, mas disse que a organização ainda não distribuiu ajuda humanitária.

"A situação melhorou radicalmente", declarou aos jornalistas Staffan de Mistura, apesar de se referir a casos isolados de violência, incluindo por parte das forças rebeldes.

O responsável da ONU referiu no entanto que as Nações Unidas não distribuíram ajuda humanitária aos civis sírios no primeiro dia de um frágil cessar-fogo, devido a preocupações de segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório