Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Dirigente socialista defende que PSOE não pode governar

A socialista presidente da Junta da Andaluzia (Espanha), Susana Días, defendeu hoje que o PSOE "com 85 votos não pode governar", declarações que podem dificultar os esforços do presidente do partido para tentar encontrar uma alternativa governamental.

Dirigente socialista defende que PSOE não pode governar
Notícias ao Minuto

16:25 - 14/09/16 por Lusa

Mundo Espanha

"Sempre defendi que com 85 lugares [num total de 350 no parlamento] não se pode governar este país [Espanha] e tem de se fazer uma oposição útil", disse Susana Días, que também é secretária-geral da federação andaluza do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), citada pelo El País e o El Mundo.

O secretário-geral dos socialistas espanhóis, Pedro Sánchez, iniciou no início da semana passada uma ronda de encontros para saber "exatamente qual é a posição dos outros partidos políticos", depois de na semana anterior o líder do PP ter fracassado a segunda votação de investidura para formar um novo governo, com 180 votos contra e 170 a favor.

Na altura, Sánchez também assegurou que, com esta ronda de encontros, não pretendia liderar uma alternativa a um governo liderado pelo PP (Partido Popular, de direita).

Se o atual impasse político em Espanha não for debloqueado até 31 de outubro próximo, o rei Felipe VI terá de dissolver o parlamento e convocar novas eleições para 54 dias depois, provavelmente em 25 de dezembro.

Se isso acontecer, serão as terceiras eleições legislativas que se realizam no espaço de um ano, depois de na primeira consulta, em 20 de dezembro de 2015, e na segunda, em 26 de junho deste ano, as quatro principais forças políticas espanholas (PP, PSOE, Unidos Podemos e Ciudadanos) não terem conseguido chegar a um acordo para formar um Governo estável em Espanha.

Nas eleições de 26 de junho, o PP foi o partido mais votado (33 por cento dos votos e 137 deputados), seguido pelo PSOE (22,7 % e 85), Unidos Podemos (21,1 % e 71) e Ciudadanos (13,0 % e 32).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório