Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Rebeles atacam oleoduto na região nigeriana do Delta do Níger

Um grupo de rebeldes atacou um oleoduto da Empresa Nacional de Petróleo da Nigéria na região do Delta do Níger, adensando a crise económica em que o segundo maior produtor africano está atolado depois da descida dos preços.

Rebeles atacam oleoduto na região nigeriana do Delta do Níger
Notícias ao Minuto

16:28 - 14/09/16 por Lusa

Mundo Nigéria

De acordo com a agência espanhola Efe, rebeldes do Movimento pela Justiça Verde no Delta do Níger atacaram o oleoduto entre Afiesere e Iwhrenene, dificultando ainda mais o transporte de crude, uma matéria-prima essencial para o equilíbrio das contas do gigante económico africano.

O Movimento, que não aceita o cessar-fogo acordado por outros movimentos oposicionistas, sabotou de madrugada o transporte de petróleo, contribuindo para a redução de quase 30% da produção de petróleo no país.

A Nigéria utiliza as receitas do petróleo para obter divisas estrangeiras e financiar os produtos de primeira necessidade.

No final de agosto, o Governo confirmou que o país havia entrado em recessão depois de dois trimestres consecutivos de queda da riqueza do país.

O Fundo Monetário Internacional prevê que a Nigéria sofra uma contração do Produto Interno Bruto na ordem dos 1,8%, abrandando depois da queda no próximo ano para 1,1%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório