Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Coreia do Norte: Inundações são "pior desastre" desde II Guerra Mundial

As inundações na Coreia do Norte que deixaram centenas mortos ou desaparecidos são o "pior desastre" a atingir o país desde a Segunda Guerra Mundial, indicaram hoje 'media' estatais.

Coreia do Norte: Inundações são "pior desastre" desde II Guerra Mundial
Notícias ao Minuto

11:38 - 14/09/16 por Lusa

Mundo Governo

A agência oficial KCNA não deu os números exatos dos mortos ou desaparecidos, mas um relatório da ONU indicou que 138 pessoas morreram e que 400 estão desaparecidas na sequência de chuvas torrenciais que devastaram o extremo norte do país.

As inundações ao longo do rio Tumen, que marca parcialmente a fronteira com a China e Rússia, romperam pelas localidades, arrastando casas e deixando milhares sem abrigo e alimentos.

"As inundações devido ao tufão que atingiu a província de Hamgyong Norte entre 29 de agosto e 2 de setembro foram o pior desastre desde a libertação do domínio colonial japonês em 1945", disse a KCNA.

Segundo a agência, 68.900 pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas e 29.800 casas e 900 edifícios públicos ficaram destruídos, tendo 180 troços de estrada e mais de 60 pontes ficado seriamente danificadas.

A empobrecida Coreia do Norte é vulnerável a desastres naturais, sobretudo cheias. Uma série de cheias e secas foi parcialmente responsável pela fome que matou centenas de milhares entre 1994 e 1998, tendo a má gestão e a perda de apoio soviético agravado a situação.

Enormes recursos do governo são gastos num programa de mísseis e armas nucleares que Pyongyang diz ser essencial para impedir o que considera a agressão dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório