Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Hackers divulgam escândalo médico que envolve atletas de topo dos EUA

Serena e Venus Williams, tal como a medalhada Simone Biles, são as contempladas neste ataque informático.

Hackers divulgam escândalo médico que envolve atletas de topo dos EUA
Notícias ao Minuto

08:09 - 14/09/16 por João Oliveira

Mundo Doping

Três grandes representantes do desporto feminino norte-americano são o novo alvo de um grupo de hackers russos, que se acredita ser o mesmo grupo que comprometeu as informações guardadas nos computadores do comité nacional do partido Democrata.

Em colaboração com uma investigação internacional sobre alegadas suspeitas de doping em atletas de alta competição, os hackers desmantelaram as barreiras de segurança e acederam aos ficheiros médicos da Agência Internacional de Anti-Doping, revelando informações médicas sobre três das maiores atletas dos Estados Unidos: as tenistas Serena e Venus Williams e ainda a multimedalhada Simone Biles, atleta sensação da última edição dos Jogos Olímpicos.

De acordo com o New York Times, os documentos revelados mostram que Biles e as irmãs Williams tiveram direito a isenções médicas que lhes permitiu o uso de drogas ilegais para melhor desempenho físico.

A agência de antidoping já confirmou, através de um comunicado, ter sido alvo de um ataque informático, atribuindo a responsabilidade ao grupo russo Fancy Bear, um grupo de ciberespionagem com especialistas vinculados a violações contra agências governamentais, organizações sem fins lucrativos e grandes empresas.

Ainda citados pela publicação norte-americana, o grupo e hackers escreveu no seu site que que os Estados Unidos “jogaram bem, mas não de forma justa” nos últimos Jogos Olímpicos, que os documentos agora revelados evidenciam as práticas de doping entre os grandes atletas norte-americanos e salienta ainda a existência de padrões duplos nestas matérias.

O gabinete de Vladimir Putin, contudo, já se distanciou deste assunto, garantindo que o Kremlin não está, de todo, envolvido neste ciberataque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório