Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

EUA e Israel concluem acordo de assistência militar recorde

Os Estados Unidos e Israel concluíram um novo acordo de assistência militar recorde para os anos 2019-2028, que será formalmente assinado na quarta-feira em Washington, anunciou hoje o departamento de Estado norte-americano.

EUA e Israel concluem acordo de assistência militar recorde
Notícias ao Minuto

21:26 - 13/09/16 por Lusa

Mundo Washington

Este acordo entre os dois aliados de relações tensas "constitui o mais importante compromisso de assistência militar bilateral da história dos Estados Unidos", salientou a diplomacia norte-americana num breve comunicado.

A nota não fornece, contudo, pormenores quanto ao montante desta ajuda militar a Israel, que deverá cifrar-se em vários milhares de milhões de dólares em dez anos.

O acordo atualmente em vigor expira em 2018 e o Governo do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, exigia um aumento considerável da ajuda norte-americana, tendo mesmo a imprensa israelita referido uma quantia de cinco mil milhões de dólares anuais durante dez anos, em vez dos atuais cerca de três mil milhões.

Netanyahu disse publicamente que a ajuda norte-americana deveria aumentar tendo em conta a entrada em vigor em janeiro do acordo internacional sobre o nuclear iraniano.

Esse texto, que destinado a garantir a natureza pacífica do programa nuclear iraniano, implica o levantamento de sanções internacionais impostas à República Islâmica e, portanto, dezenas de milhares de milhões de dólares reinjetados na economia iraniana, o que é, segundo Netanyahu, sinónimo de uma maior ameaça para Israel.

As conversações entre os dois aliados decorreram no clima de desafio que há anos caracteriza as relações entre o Governo do Presidente Barack Obama e o Governo de Netanyahu.

O acordo de 2007, para o período 2009-2018 aumentou a ajuda militar norte-americana de 24 para 30 mil milhões de dólares. Em 2015, estima-se que a ajuda tenha sido de 3,1 mil milhões de dólares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório