Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Militares russos vigiam cessar-fogo em eixo vital de Alepo

Militares russos instalaram um ponto de observação na via do Castello, eixo vital para levar ajuda humanitária aos bairros rebeldes de Alepo, a grande cidade do norte da Síria, informaram hoje as agências russas com jornalistas no local.

Militares russos vigiam cessar-fogo em eixo vital de Alepo
Notícias ao Minuto

13:21 - 13/09/16 por Lusa

Mundo Síria

As agências Interfax e RIA Novosti noticiaram a instalação de um “centro de observação móvel”, sem precisarem se o exército sírio, que controla aquela via, se retirou.

O acordo de cessar-fogo concluído na sexta-feira entre Washington e Moscovo prevê um acesso humanitário sem entrave às zonas sitiadas, como acontece em Alepo, nomeadamente através da “desmilitarização” da via do Castello.

“Esta estrada será a principal via para a distribuição de ajuda humanitária em Alepo”, declarou um responsável do centro militar russo de observação do cessar-fogo, o coronel Serguei Kapitsyne, citado pela Interfax.

Segundo o Almasdarnews, um ‘site’ pró-regime, o alto comandante do exército sírio deu ordens às tropas de elite que se encontram naquela via para recuarem um quilómetro para permitir aos soldados russos facilitarem a criação de um corredor humanitário ao longo do caminho.

Grupos de militares russos para missões de observação devem ser destacados para al-Mashraqa (norte da província de Alepo) e para Hama (centro), indicou o exército russo na segunda-feira à noite.

As tréguas acordadas entraram em vigor na tarde de segunda-feira e estavam a ser globalmente respeitadas hoje. Como no anterior cessar-fogo de final de fevereiro que durou algumas semanas, estão excluídos os grupos extremistas Estado Islâmico e Frente Fateh al-Sham (ex-Frente al-Nusra que renunciou à filiação à Al-Qaeda).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório