Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Israel nega abate de aviões militares pelas forças da Síria

O Exército israelita negou a informação avançada hoje pela Síria de que dois aviões de Israel foram abatidos após um bombardeamento contra território sírio.

Israel nega abate de aviões militares pelas forças da Síria
Notícias ao Minuto

10:54 - 13/09/16 por Lusa

Mundo Exército

Durante a noite, dois mísseis terra-ar foram lançados de território sírio, depois de uma missão noturna israelita contra posições da artilharia da Síria mas, em nenhum momento, a segurança dos aviões das forças israelitas esteve comprometida”, refere um comunicado oficial de Israel.

Segundo o mesmo documento, nas últimas horas, Israel atacou posições do Exército sírio na região central dos Montes Golã, respondendo a um disparo da artilharia síria contra o território controlado pelos israelitas.

Trata-se do quarto incidente do género desde a semana passada e o primeiro desde a entrada em vigor do cessar-fogo em território sírio alcançado pela Rússia e pelos Estados Unidos.

Os Montes Golã, ocupados por Israel e Síria desde 1967, são palco de tensão entre os dois países, sendo que desde o início da guerra civil síria em 2011 a situação agravou-se na região.

Antes do comunicado emitido em Jerusalém, o comando das Forças Armadas sírias afirmou que as baterias de defesa antiaérea tinham abatido um avião israelita que tinha atacado posições militares de Damasco na província de Al Quneitra, próximo do território controlado pelos israelitas nos Montes Golã.

No mesmo comunicado, o Exército sírio explicava que, além do avião, um aparelho não tripulado tinha também sido abatido a oeste da zona de Sasa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório