Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Obama vai vetar projeto-lei para julgar Arábia Saudita por terrorismo

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pretende vetar um projeto de lei aprovado pelo Congresso que permite às vítimas do 11 de setembro interpor processos judiciais contra a Arábia Saudita pelo alegado envolvimento nos atentados de 2001.

Obama vai vetar projeto-lei para julgar Arábia Saudita por terrorismo
Notícias ao Minuto

10:35 - 13/09/16 por Lusa

Mundo Presidentes

O diploma - aprovado pelas duas câmaras - poderia permitir à justiça dos Estados Unidos ultrapassar a imunidade de jurisdição (o dever de não processar Estados estrangeiros), argumentando que se trata de casos de ataques terroristas em território nacional, como foi o caso do ataque contra Nova Iorque, a 11 de setembro de 2001.

“O Presidente está convencido e, por isso, posso antecipar que vai vetar o projeto de lei”, disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

O mesmo responsável alertou para “as consequências” para a diplomacia norte-americana, para as empresas e para a segurança nacional se o projeto promovido pelos congressistas democratas e republicanos fosse transformado em legislação.

O projeto de lei foi aprovado no Congresso na passada sexta-feira sendo que o presidente tem dez dias para exercer o veto.

Mesmo assim, o veto presidencial pode ser anulado se dois terços dos congressistas, em cada câmara, votarem contra a decisão de Obama, convertendo automaticamente o projeto em lei.

Nos Estados Unidos existe uma corrente de opinião que acusa diretamente a Arábia Saudita de envolvimento com os extremistas islâmicos da Al Qaida na preparação dos ataques contra as Torres Gémeas, em Nova Iorque, em 2001, apesar de as ligações nunca terem sido provadas.

Por outro lado, a Arábia Saudita já ameaçou vender os ativos financeiros norte-americanos no país – que atingem os 750.000 milhões de dólares – se a medida proposta pelos congressistas for eventualmente aprovada e aplicada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório