Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

O desafio do momento. Consegue ver os 12 pontos nesta imagem?

Esta imagem promete dar-lhe cabo do juízo.

O desafio do momento. Consegue ver os 12 pontos nesta imagem?
Notícias ao Minuto

22:46 - 12/09/16 por Melissa Lopes

Mundo Redes Sociais

O desafio que lhe trazemos está a dar cabo da cabeça dos internautas. Foi publicada no Twitter pelo criador de jogos Will Kerslake e em questão de horas tornou-se viral, com mais de 26 mil partilhas.

A imagem tem de facto 12 pontos negros e certamente conseguirá contá-los todos, um a um. Mas, tal como explica o próprio Will, o cérebro não nos deixa vê-los a todos ao mesmo tempo.

Conhecida como Ilusão da Extinção de Ninio, por ter sido criada pelo francês Jacques Ninio, a imagem mostra uma grade de linhas horizontais, verticais e diagonais com 12 pontos pretos em diversas interseções que, parecem saltitar de posição em posição, se se quiser captar a imagem no seu todo.

Se é isso que lhe está a acontecer não entre em parafuso. É normal e acontece porque a nossa visão periférica é má, explica um especialista em ciência ao site The Verge. E por isso, o ponto negro do meio aparece-lhe sempre. Quanto aos pontos mais laterais, surgem-lhe a saltar porque o cérebro faz um esforço para preencher uma imagem mental que não consegue captar. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório