Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

China esteve três meses sem sistema de alerta dos níveis de radiação

O sistema de alerta dos níveis de radiação numa central nuclear em Shenzhen, cidade na província chinesa de Guangdong, que confina com Macau, esteve acidentalmente desativado durante três meses, avançou um jornal de Hong Kong.

China esteve três meses sem sistema de alerta dos níveis de radiação
Notícias ao Minuto

06:41 - 12/09/16 por Lusa

Mundo Shenzhen

A ausência daquele sistema só foi detetada a 24 de maio, por um trabalhador da central, detalhou o jornal South China Morning Post.

Trata-se do terceiro erro operacional detetado este ano na central de Ling Ao e reconhecido no último relatório semestral do grupo, que o classifica como sendo de grau 0, o mais baixo de uma escala com oito graus, e "sem impacto na segurança".

O sistema foi reativado de imediato e uma inspeção posterior não detetou incidentes nos últimos três meses.

No início de agosto quatro operários de uma unidade em Yangjiang, também em Guangdong, foram penalizados por ocultar um problema técnico que causou a paragem no sistema de refrigeração de um dos principais reatores.

A China conta atualmente com 34 reatores de energia nuclear operacionais, enquanto 20 estão em fase de construção, entre os quais a central nuclear de Taishan, que fica a menos de 70 quilómetros de Macau.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório