Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

África do Sul: Mineiros ilegais presos em mina de ouro abandonada

Equipas de salvamento tentavam resgatar, este domingo, um grupo de mineiros ilegais que se encontra encurralado na mina de ouro mais antiga da cidade sul-africana de Joanesburgo, indicou um porta-voz.

África do Sul: Mineiros ilegais presos em mina de ouro abandonada
Notícias ao Minuto

06:48 - 12/09/16 por Lusa

Mundo Salvamento

Os mineiros -- cujo número exato se desconhece -- estarão presos na mina em desuso desde quarta-feira e, até ao momento, apenas quatro foram resgatados.

"Fomos chamados ao local na quinta-feira, mas outras informações sugerem que estarão presos desde quarta-feira", afirmou o porta-voz dos serviços de emergência de Joanesburgo Synock Matobako.

"Não sabemos exatamente quantas pessoas se encontram no subsolo, foi-nos indicado que poderiam ser até 16", disse.

A mina em causa -- Langlaagte -- foi o local onde o ouro foi pela primeira descoberto na cidade, em 1886.

Synock Matobako explicou que a mina foi abandonada há muitos anos quando os seus donos cessaram operações.

"A missão de salvamento tem sido dificultada por condições difíceis e perigosas no subsolo, dado que a mina é muito antiga. Temos de andar e rastejar em pequenos túneis de aproximadamente 1,5 quilómetros para alcançá-los", detalhou o mesmo porta-voz.

Os mineiros que foram resgatados receberam assistência médica antes de serem detidos pela polícia.

As áreas em torno de Joanesburgo têm inúmeras minas de ouro abandonadas, as quais atraem milhares de mineiros ilegais que descem para as galerias subterrâneas onde, por vezes, passam meses à procura de pepitas.

Em muitos casos, os mineiros ilegais morrem no subsolo ou são mortos por rivais que competem por pedaços do precioso metal, que é depois vendido no mercado negro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório