Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Hezbollah libanês anuncia apoio ao acordo de cessar-fogo na Síria

O Hezbollah anunciou hoje o seu apoio a um acordo para uma trégua na Síria, onde os combatentes do movimento xiita libanês atuam ao lado das forças do Presidente Bashar al-Assad.

Hezbollah libanês anuncia apoio ao acordo de cessar-fogo na Síria
Notícias ao Minuto

14:38 - 11/09/16 por Lusa

Mundo Conflito

O "comandante para as operações terrestres na Síria" declarou que o Hezbollah "apoia o cessar-fogo", através de um comunicado divulgado na madrugada de hoje pela sua televisão, a Al-Manar.

"Os aliados da Síria comprometem-se totalmente em respeitar a decisão dos dirigentes, do Governo, da segurança e das forças políticas sírias", sublinha o texto.

O regime de Damasco aprovou no sábado o acordo de tréguas concluído entre os Estados Unidos e a Rússia e destinado a uma redução imediata das violências e ao reinício das negociações para uma transição política no país do Médio Oriente, assolado por um violento conflito desde 2011.

No entanto, o Hezbollah apelou ao prosseguimento de "uma guerra aberta e implacável contra os terroristas" do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) e da Frente Fateh al-Cham (ex-Frente al-Nosra, que recentemente renunciou as sua ligação à Al-Qaida).

Entre 5.000 a 8.000 membros do Hezbollah combatem na Síria em diversas frentes, segundo peritos.

O grupo recebe ajuda militar e financeira do Irão, que hoje saudou o acordo de tréguas com início previsto para o final do dia de segunda-feira para coincidir com o Aid el-Adha, a festa muçulmana do sacrifício.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório