Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Sociedade norte-americana "não está preparada" para mulher a Presidente

O chefe de Estado bielorrusso, Alexander Lukashenko, afirmou hoje que uma mulher ainda não pode ser presidente dos Estados Unidos, nem sequer uma candidata "tão experiente" como Hillary Clinton, uma vez que a sociedade norte-americana "não está preparada".

Sociedade norte-americana "não está preparada" para mulher a Presidente
Notícias ao Minuto

14:46 - 11/09/16 por Lusa

Mundo Lukashenko

"Considero que a sociedade norte-americana não está preparada para eleger uma mulher, mesmo alguém tão experimentada como Clinton e, provavelmente, não haverá por muito mais tempo outra candidata presidencial com tanta bagagem como ela", afirmou Lukashenko numa conferência de imprensa.

O presidente bielorrusso admitiu que a candidata democrata à Presidência norte-americana é uma política "muito preparada", mas argumentou que os Estados Unidos, "para desgraça" de Hillary Clinton, "ainda não chegaram ao ponto de eleger uma mulher", uma vez que, nesse país, "a componente militar é fundamental".

O líder bielorrusso, por muitos considerado o último ditador na Europa, duvida que uma mulher possa dirigir um país com um "enorme potencial militar, serviços secretos, CIA e outros".

"Conheço a postura do ex-presidente (George W.) Bush, que disse que a sociedade (norte-americana) estava preparada para eleger um negro mas não uma mulher. Isso foi há quase dez anos. Partilho esse ponto de vista", referiu.

Segundo Lukashenko, na Bielorrússia, "existem muitas mulheres de talento", mas, tal como nos Estados Unidos, a sociedade bielorrussa "não está preparada" para eleger uma mulher para a Presidência do país.

"Se tivéssemos um presidente decorativo, que apenas recebesse e acompanhasse as visitas (de personalidades estrangeiras), então encontraríamos uma mulher bonita e elegê-la-íamos", afirmou.

Neste contexto, Lukashenko apostou na vitória do candidato republicano, Donald Trump, nas eleições norte-americanas de novembro próximo, lembrando que as sondagens davam inicialmente uma vantagem de novo pontos a Hillary Clinton e que, agora, a situação inverteu-se.

"Por muitas razões, tanto internas como externas, se (a vantagem) se mantiver, Donald Trump ganhará. Esta é a minha opinião", prognosticou.

Lukashenko é conhecido pelas suas tendências autoritárias, pelas críticas duras ao Ocidente, pela sua amizade com o falecido líder venezuelano Hugo Chavez, pela sua admiração pela antiga União Soviética e por Josef Estaline.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório