Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Homem "inspirado pelo Daesh" acusado de ato terrorista na Austrália

Um homem "inspirado pelo" movimento do Estado Islâmico foi hoje acusado de cometer terrorismo na Austrália, depois de ter esfaqueado outro homem, num ato que a polícia australiana classificou como a "nova cara do terrorismo".

Homem "inspirado pelo Daesh" acusado de ato terrorista na Austrália
Notícias ao Minuto

10:18 - 11/09/16 por Lusa

Mundo Terrorismo

O alegado esfaqueamento pelo homem de 22 anos em Sydney ocorreu dois dias depois de um adolescente ter sido acusado de fazer ameaças na Ópera de Sydney e ambos os incidentes surgiram depois de um apelo do Estado Islâmico a ataques em locais emblemáticos do país.

O homem, designado entre os meios de comunicação social local como Ihsas Khan, foi acusado de cometer um ato terrorista e tentativa de homicídio, depois de alegadamente ter atacado um homem de 59 anos no sábado, no subúrbio Minto, no sudoeste de Sydney.

"Sabemos que essa pessoa tem fortes crenças extremistas inspiradas pela ISIS (Estado Islâmico)", relatou fonte da polícia de New South Wales Catherine Burn, acrescentando que os investigadores apreenderam uma "grande faca".

O Procurador-Geral federal, George Brandis, disse ainda que os investigadores estabeleceram uma alegada ligação ao Estado Islâmico depois de ter sido apreendido material relacionado com o grupo terrorista, sem dar mais detalhes.

O esfaqueamento deixou a vítima com ferimentos graves nas mãos e corpo. A polícia acredita que a vítima, que permanece no hospital em condição séria, não conhecia o atacante.

Catherine Burn contou ainda aos jornalistas que quando a polícia foi chamada à estrada de Minto, onde se encontrava a vítima, o jovem tentou alegadamente atacar à facada os polícias através de uma janela.

"Aquilo que o fez realmente agir ontem [sábado], não sabemos. Mas espero que as nossas novas investigações venham esclarecer isso. Foi deliberado. Foi violento", acrescentou.

A polícia disse ainda que "houve claramente algum planeamento e preparação".

George Brandis disse ainda aos jornalistas em Brisbane que a vítima poderia ter morrido se os moradores não tivessem acorrido rapidamente para o ajudar, acrescentando que os habitantes "agiram heroicamente".

O atacante, a quem foi recusado hoje o pagamento de fiança após uma audiência no tribunal, não consta nos grupos de terroristas referenciados pela polícia.

"Este é o novo rosto do terrorismo. Este é o novo rosto com o qual temos de lidar", disse Burn.

O caso voltará a tribunal na quarta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório