Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Síria: Comandante do Exército Livre apoia luta anti-terrorista

O general Khaled Haius, comandante do Exército Livre da Síria, disse hoje que o seu grupo apoia a luta contra o terrorismo, prevista no acordo de cessar-fogo entre os EUA e a Rússia, mas criticou as políticas destes países.

Síria: Comandante do Exército Livre apoia luta anti-terrorista
Notícias ao Minuto

09:56 - 11/09/16 por Lusa

Mundo Khaled Haius

"Em relação ao pacto de combate ao terrorismo estamos com eles, mas ambos querem que os terroristas permaneçam na Síria", disse Haius, um dos responsáveis do grupo armado que se opõe ao regime de Damasco, de Bashar al-Assad.

O comandante também lamentou, em conversa telefónica com a agência EFE, que a Rússia e os Estados Unidos da América (EUA) "descrevam os sírios como terroristas, mas que não o façam com os iraquianos, iranianos, russos, paquistaneses, que matam os sírios".

Na madrugada de sábado, Washington e Moscovo anunciaram um acordo de cessar-fogo na Síria a partir de 12 de setembro.

O acordo também estipula que, uma semana após a entrada em vigor da trégua, os Estados Unidos e a Rússia preparem ataques coordenados contra grupos jihadistas Frente da Conquista do Levante (ex-Frente Al-Nusra) e Estado Islâmico (EI).

Haius acusou ambas as potências internacionais de terem criado o terrorismo na Síria e destacou que são "aviões russos que estão a bombardear os civis sírios".

O ELS, assim como outros grupos da oposição, ainda não anunciou se pretende ou não aceitar o acordo de cessar-fogo.

No entanto, Haius assegurou que, provavelmente, o ELS vai aceitar a trégua para aliviar o sofrimento do povo sírio e reduzir a luta, mas assinalou que pode haver violações por parte do regime e da Rússia.

Por outro lado, queixou-se de que tanto Washington como Moscovo concentram-se com a cessação das hostilidades na cidade de Aleppo, o maior no norte da Síria, e que não estão tão preocupados com outras cidades como Daraya, Muadamiya, Al Zabadani e Madaya, todas sob o cerco da Exército.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório