Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Morreu a protagonista de uma das fotografias mais românticas de sempre

É uma das imagens mais marcantes da História e a que muitos consideram representar o expoente máximo de uma demonstração de amor.

Morreu a protagonista de uma das fotografias mais românticas de sempre
Notícias ao Minuto

19:08 - 10/09/16 por Andrea Pinto

Mundo Estados Unidos

Greta Zimmer Friedman, que foi beijada no século XX, em plena Times Square, por um marinheiro e se tornou numa das personagens mais famosas do mundo da fotografia, morreu esta quarta-feira, em Virginia, nos EUA.

Foi de forma acidental que Greta se celebrizou. Corria o dia 14 de agosto de 1945, quando a assistente dentária de 21 anos soube que o Japão se tinha rendido depois dos Estados Unidos ter largado bombas atómicas em Hiroshima e Nagasaki. A jovem decidiu ir até Times Square ver o que se passava, momento em que foi agarrada por um marinheiro, de seu nome George Mendonsa, que decidiu beijá-la como forma de celebrar o fim da guerra.

O fotógrafo Alfred Eisenstaedt captou o momento e semanas depois publicou a imagem na revista Life. Tanto Greta como George passaram décadas sem saber da existência da imagem, conta o New York Daily News, e só se conheceram em 1980, quando a revista lançou uma espécie de concurso para descobrir os dois protagonistas da imagem.

Greta morreu esta semana, aos 92 anos, fez saber o seu neto. Já George, de 93 anos, continua vivo e vive em no estado norte-americano de Rhole Island.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório